O assédio moral no ambiente escolar refere se a comportamentos abusivos e humilhantes que podem ocorrer entre alunos , entre professores e alunos , ou entre professores e funcionários. Esses comportamentos , se repetidos e prolongados , podem causar danos a saúde mental e física das vítimas, além de afetar o rendimento cognitivo e o bem estar de toda a comunidade escolar.
O Bullying e a intimidação, a exclusão e a humilhação pública , o sarcasmo e a ironia , a sobrecarga de trabalho e a discriminação, isolar e não dar função, chamar atenção em público , entre outros, são tipos de assédio moral no ambiente escolar.
As consequências envolvem danos psicológicos, problemas de saúde física , baixo rendimento escolar e até abandono escolar .
É preciso conversar com a direção da escola , procurar apoio psicológico, fazer denúncia e buscar orientações jurídicas.
Entre os funcionários acontece no geral de forma hierarquizada e incluem vigilância excessiva e advertências diversas. Fomenta a desconfiança e desfavorece a solidariedade entre os colegas de trabalho.
É muito importante que as escolas adotem medidas para previnir e combater esse tipo de violência.
Quem perde é sempre o aluno, o professor fica sequelado e a escola difamada , pois o ambiente pedagógico precisa ser favorável para que toda a comunidade escolar tenha bom êxito nos estudos e consiga caminhar de forma digna com sucesso na aprendizagem.
É de fundamental importância que se desenvolva uma cultura de respeito e empatia entre todos os membros da comunidade escolar , promovendo o diálogo, a colaboração e a resolução pacífica de conflitos.
A escola tem a responsabilidade de garantir um ambiente seguro e saudável tanto para os professores quanto para os alunos. Ela deve investigar e tomar medidas em casos de assédio moral.