ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Guarapari implementa sistema de patinetes elétricos no transporte

Guarapari está prestes a dar um novo passo rumo à modernização do transporte urbano com a possível chegada de patinetes elétricos compartilhados. A iniciativa, de viés sustentável e inovador, está sendo articulada por meio de uma parceria entre a administração municipal e uma empresa internacional especializada em micromobilidade, com sede no Cazaquistão.

O projeto não prevê custos aos cofres públicos e já está em fase de análise pela Prefeitura. Participam da articulação diversas secretarias municipais, entre elas: Desenvolvimento da Cidade e Habitação; Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos; Meio Ambiente; Transporte e Trânsito; Segurança; Procuradoria Geral e Secretaria da Fazenda.

Patinetes elétricos podem integrar o transporte municipal em breve, caso o interesse seja levado à frente.

Segundo o prefeito Rodrigo Borges, a proposta alinha-se à visão de uma cidade mais moderna e sustentável. Em suas redes sociais, ele destacou o diálogo com a população sobre a novidade: “Queremos uma Guarapari mais moderna, eficiente e sustentável. Esse tipo de transporte alternativo dialoga com o futuro das cidades e, principalmente, com o nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população.”

Já o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Alexandro da Vitória, afirmou que o projeto está em fase de avaliação documental: “Nos próximos 60 dias nós vamos avaliar toda a documentação e, estando tudo certo, o município dará o permissionamento à empresa para atuar na cidade. A chegada dos patinetes elétricos representa uma inovação importante para a mobilidade local.”

A operação, caso aprovada, exigirá que a empresa abra um CNPJ no município, garantindo que a arrecadação de impostos fique em Guarapari. A expectativa é que, após a emissão das licenças e a assinatura do Termo de Compromisso, os equipamentos comecem a ser instalados em pontos estratégicos da cidade, definidos em conjunto com as secretarias envolvidas. A escolha desses locais levará em conta critérios como segurança, acessibilidade e eficiência no uso dos modais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos, Otávio Postay, reforçou o impacto positivo da iniciativa: “Estamos unindo tecnologia, sustentabilidade e planejamento urbano para melhorar o dia a dia das pessoas em Guarapari. Isso gera mais oportunidades, negócios e investimentos para o município.”

Ultimos acontecimentos

Leia Também