ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Jovem preso em operação contra suspeitos de ataque a ônibus

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), uma operação para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento no ataque a ônibus ocorrido em novembro de 2024, nos bairros Marcílio de Noronha e Nova Canaã, em Viana. Um jovem, identificado como Jhonatas Cardoso de Amorim, de 23 anos, foi preso. A corporação informou que as investigações apontaram que a queima dos coletivos foi orquestrada por criminosos para desviar a atenção da Polícia Militar, que realizava uma operação contra traficantes em Vitória.

Segundo o titular da Delegacia de Viana, delegado Aeliston Azevedo, as investigações identificaram nove pessoas envolvidas na ação criminosa: cinco adultos e quatro adolescentes — sendo duas meninas e dois meninos. Além do preso, os outros alvos da operação são:

A operação foi realizada pelo 18° Distrito Policial (DP) de Viana, com o apoio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do município e da 4ª Delegacia Regional de Cariacica. O delegado de Viana explicou que o inquérito foi instaurado em novembro de 2024, logo após os ataques.

“A motivação do crime foi uma tentativa de desviar o foco da atuação policial em Vitória, onde, na ocasião, a Polícia Militar realizava uma ação repressiva contra traficantes escondidos em uma área de mata. A ordem para os ataques partiu de criminosos que, com apoio de integrantes do tráfico nos bairros de Viana, incendiaram os coletivos para forçar a dispersão do efetivo policial”, explicou o delegado Aeliston Azevedo.

As investigações também apontaram que os envolvidos integravam uma organização criminosa e praticavam outros delitos, como tráfico de drogas e homicídios.

Além dos adultos, quatro adolescentes também foram identificados como participantes diretos dos crimes, incluindo duas meninas, sendo uma delas sobrinha de um criminoso de alta periculosidade atualmente preso no regime de segurança máxima.

Os suspeitos responderão por associação criminosa, entre outros crimes relacionados aos atos praticados. Segundo a Polícia Civil, as investigações prosseguem com o objetivo de localizar os foragidos e concluir as diligências em relação aos adolescentes.

No dia 3 de novembro, em Nova Canaã, o motorista relatou que três indivíduos deram sinal, na altura de um antigo material de construção do bairro, para embarcarem. Um suspeito pegou um galão de combustível atrás do ponto de ônibus e em seguida os três entraram no coletivo, espalharam o combustível e atearam fogo.

Havia cerca de dez passageiros no momento da ação, mas ninguém ficou ferido. Após o fato, os suspeitos fugiram e não foram localizados.

Ultimos acontecimentos

Leia Também