O Espírito Santo tem alto potencial para se tornar um hub logístico do Brasil, graças à sua localização estratégica e à infraestrutura em constante expansão. Esse protagonismo será destacado na 1ª Modal Expo 2025, realizada de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra.
O evento reunirá mais de 100 expositores dos segmentos de logística, transporte e comércio exterior, com representantes dos modais marítimo, ferroviário, aéreo e terrestre. A expectativa é que a feira gere cerca de R$ 50 milhões em negócios futuros.
A programação contará com 74 especialistas que discutirão temas como transporte rodoviário de cargas, as perspectivas do mercado exterior e da cadeia de abastecimento. Segundo os organizadores, o segmento representa 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Serão mais de 15 painéis. Entre os temas está “O Espírito Santo: o novo hub logístico do Brasil”, com a presença de Fabio Marchiori, Roberto Amorim Junior e Gustavo Serrão. A reforma tributária também será discutida.
Outro painel em destaque será “Espírito Santo 2032: como a reforma tributária e os investimentos em infraestrutura moldarão o futuro logístico”. Sidemar Acosta mediará o debate com a participação de Alexandre Fiorot e Benício Costa.
Idalberto Moro, presidente do Sincades, destaca o importante momento que o Espírito Santo atravessa, com a consolidação do setor de distribuição, que gera quase 100 mil empregos diretos e indiretos.
“Os empreendimentos em novos portos e a construção de condomínios turísticos vão favorecer o mercado capixaba, tornando os preços mais competitivos em relação a outros estados”, afirmou.
O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, afirma que o Espírito Santo se destaca no curto, médio e longo prazos, especialmente pelos investimentos em rodovias, portos e ferrovias.
“Entre 2029 e 2032, o Espírito Santo deve ficar atento à transição da reforma tributária. A área de distribuição já possui mais de 3 milhões de m² construídos, o que garantirá atividade econômica continua”, disse.
O segmento de transportes conta com mais de 4 mil empresas, gerando 70 mil empregos e arrecadando mais de R$ 800 milhões em ICMS em 2024, segundo Luiz Alberto Teixeira, presidente do Transcares.
Os expositores terão a oportunidade de apresentar soluções que otimizam o tempo e aceleram as atividades, como um software que calcula, em tempo real, o calado usado na atracação e desatracação de navios.

Caminhão autônomo que começou a operar em Portocel Crédito: Divulgação/Portocel
A empresa também apresentará seu caminhão autônomo, já em operação na Portocel, após mais de um ano de testes.
O Grupo Águia Branca dará destaque à diversidade de suas operações, buscando expandir conexões e consolidar sua posição no setor logístico.
Durante a Modal Expo 2025, o Sest Senat levará seu simulador de direção, que reduziu em 20% o número de tombamentos de veículos na Suzano, em São Mateus.
No dia 4 de junho, haverá um encontro de negócios, onde empresas poderão apresentar produtos e serviços a compradores do setor logístico.
As visitas técnicas fazem parte da programação.
Durante o evento, visitas técnicas guiadas a empresas do setor estarão disponíveis mediante inscrições. No dia 5 de junho, a VPorts receberá um grupo para conhecer suas instalações.
A programação também incluirá o Seminário Itinerante da NTC&Logística, que visa capacitar empresários do transporte de cargas e logística no dia 05 de junho, às 8h30.
A 1ª Modal Expo 2025 será organizada pela Milanez & Milaneze e a Liga de Marketing, com promoção de Sindiex, Sincades e Transcares.
- MODAL EXPO 2025
- Data: 3 a 5 de junho de 2025
- Local: Pavilhão de Carapina, Serra (ES)
- Credenciamento: no site do evento
- Informações: no site da feira.