ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Lula incentiva investimento do setor privado em Angola

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou confiança de que Brasil e Angola viverão em breve um momento comercial promissor, impulsionado pela Petrobras e por um aumento nos investimentos, resultado de uma série de acordos firmados na sexta-feira (23).

A declaração foi feita durante a visita oficial do presidente angolano, João Lourenço, ao Brasil.

Lula destacou que Angola tem se mostrado um bom pagador, uma informação relevante para os investidores brasileiros.

Alguns dos acordos assinados viabilizarão a retomada das linhas de financiamento, criando novas oportunidades para as economias de ambos os países, conforme ressaltou Lula.

“Eu quero repetir aqui para que a imprensa brasileira escreva em letras garrafais: Angola sempre foi um bom pagador, quitou sua dívida com 5 anos de antecedência. Portanto, ninguém deve ter receio em vender ou fazer qualquer empréstimo à Angola, pois os angolanos cumprem com suas obrigações”, afirmou o presidente brasileiro, incentivando mais investimentos do empresariado brasileiro no país africano.

Durante a reunião no Planalto, Lula e Lourenço abordaram diversos temas bilaterais, regionais e multilaterais, com o objetivo de ampliar e diversificar o comércio entre Brasil e Angola.

Lula enfatizou que o comércio bilateral é uma prioridade para seu governo.

“É importante recordar que o Brasil já alcançou um fluxo comercial com Angola de US$ 4,5 bilhões, e atualmente estamos apenas com US$ 1,5 bilhão”, observou o presidente.

“Portanto, precisamos nos esforçar para que nosso fluxo de comércio exterior se aproxime do tamanho de nossos países. Estou certo de que superaremos em breve nosso melhor momento comercial”.

Lula também destacou a importância da Petrobras retomar uma participação ativa na prospecção e pesquisa de combustíveis fósseis, petróleo e gás.

Investimentos

Em seu discurso, o presidente João Lourenço comentou que as delegações tiveram “momentos de conversas muito proveitosas”, reforçando os laços de amizade entre os dois países.

“Desejamos ver investimentos privados brasileiros em Angola e vice-versa”, disse ele.

Lourenço sublinhou que há grandes desafios em sua nação no que toca à infraestrutura.

“Ainda há muito a ser feito em estradas, autoestradas, portos, ferrovias, aeroportos, além de infraestrutura de energia e água. Contamos com os empresários brasileiros na realização desses projetos”, afirmou.

O presidente angolano celebrou a reabertura de linhas de financiamento por parte do Brasil, ressaltando que isso é do interesse de ambas as nações.

Defesa e segurança

Lula lembrou que Brasil e Angola possuem instrumentos de cooperação nas áreas de defesa e na modernização de suas frotas aéreas e marítimas.

“A Embraer está à disposição para a restauração da frota angolana de aeronaves Super Tucano, bem como para fornecimento de aeronaves adicionais. Na área de segurança, faremos gestões junto à Embraer e ao BNDES para financiar a venda dos três aviões K-190 que vocês desejam adquirir”, comentou o presidente brasileiro.

Como resultado da visita do presidente angolano, Lula anunciou que o prazo de visto para angolanos em visita ao Brasil foi estendido de 2 para 5 anos.

Sebastião Salgado

Ao concluir seu discurso, Lula lamentou a morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, uma informação que recebeu em última hora.

“Diante da alegria de receber João Lourenço, soube de uma notícia muito triste. Quero, portanto, prestar uma homenagem e solicitar um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado, que certamente é um dos maiores e melhores fotógrafos do mundo”, disse Lula, presenteando o colega angolano com uma obra do fotógrafo.

Ultimos acontecimentos

Leia Também