Estudantes do curso técnico em Logística da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ary Parreiras, em Cariacica, participaram de uma atividade prática em maio, focada na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas. Utilizando a plataforma Tinkercad, uma ferramenta on-line gratuita de modelagem 3D, os alunos desenvolveram maquetes tridimensionais de um Centro de Distribuição (CD).
Integração de teoria e prática
A professora Elizangela Soares Langa, responsável pela disciplina de Administração dos Estoques e Armazenagem, explicou que a iniciativa visou integrar tecnologia, teoria e prática, tornando o aprendizado mais dinâmico e alinhado à realidade do setor logístico. “Cada grupo de alunos criou, de forma autônoma e criativa, um arranjo físico completo, com áreas de recebimento, armazenagem, picking e expedição, como se estivessem projetando um CD real”, destacou a docente.
Simulação de funcionamento
De acordo com Elizangela Langa, os alunos não apenas visualizaram um espaço logístico, mas também puderam simular seu funcionamento. Essa experiência favoreceu o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e o domínio de ferramentas tecnológicas que são tendências no setor, além de conectar conteúdo teórico à prática profissional, proporcionando um aprendizado mais significativo em relação às demandas do mercado de trabalho.
Impacto na aprendizagem
“O uso do Tinkercad com os alunos foi uma experiência transformadora. Eles se engajaram, buscaram soluções para os espaços e demonstraram um interesse que nem sempre ocorre nas aulas tradicionais. Foi uma aula viva, com protagonismo real dos estudantes”, ressaltou a professora Elizangela Langa.
O estudante Pedro Henrique de Carvalho Paigel destacou que a experiência mostrou como a combinação entre educação, inovação e tecnologia pode transformar a sala de aula em um verdadeiro ambiente de experimentação e desenvolvimento profissional. “Fazer o projeto no Tinkercad foi muito legal! Eu consegui montar um centro de distribuição do jeito que eu imaginava, com prateleiras, docas e tudo. Agora entendo melhor como é pensar no espaço e como isso afeta o trabalho lá dentro”, afirmou o jovem.