O Brasil está próximo de retomar suas exportações de carne de frango, dependendo da ausência de novos casos de gripe aviária nos próximos 28 dias. Essa afirmação foi feita pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Controle da gripe aviária
Fávaro enfatizou a importância de medidas rigorosas para controlar e rastrear a doença. “O importante é bloquear e rastrear tudo o que saiu da granja. Se não tivermos novos casos dentro de 28 dias, poderemos afirmar que o Brasil volta ao status de país livre de gripe aviária”, explicou.
Although the restrictions may be levantadas, a normalização das exportações deverá acontecer gradativamente, com muitos mercados exigindo esclarecimentos antes de reabrirem as importações. “A gente não pode esperar que todos os mercados se abram de uma vez”, alertou o ministro.
O papel da China
A China mostrava intenção de retomar as compras de carne de frango do Rio Grande do Sul, após suspender as importações por conta da doença de Newcastle no ano anterior. Fávaro mencionou que os sinais eram animadores antes da nova restrição devido à gripe aviária. Isso mostra a complexidade das relações comerciais e a necessidade de manter a confiança dos parceiros internacionais.
Contexto atual da avicultura
O primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade foi confirmado no Brasil na última semana, em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que a doença não representa risco para o consumo de carne ou ovos, e que o risco de infecção humana é considerado baixo, afetando principalmente aqueles que trabalham em contato próximo com aves.
As restrições impostas por países como China, União Europeia e Argentina abrangem todo o território nacional, mesmo que o foco da IAAP seja regional. Isso atende às exigências estabelecidas em acordos comerciais entre o Brasil e esses mercados.
A expectativa é que, com o controle da situação, o Brasil possa novamente se posicionar como um importante exportador de carne de frango, contribuindo para a economia e segurança alimentar nacional.