A cadela policial Sindy, integrante do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Espírito Santo, morreu na noite de sábado (20), após permanecer 16 dias internada em decorrência de um atropelamento sofrido durante uma operação contra o tráfico de drogas em Vila Velha.
O animal foi atingido no dia 4 de junho, no bairro Zumbi dos Palmares, enquanto participava de uma ação policial. Segundo a Polícia Militar, Sindy havia localizado 98 buchas de maconha quando uma motocicleta desobedeceu à ordem de parada e, durante a fuga, atropelou a cadela.
Após o acidente, Sindy foi submetida a tratamento intensivo e chegou a apresentar sinais de recuperação nos primeiros dias. No entanto, seu estado de saúde se agravou e ela não resistiu aos ferimentos.
A morte foi comunicada pelo próprio Batalhão de Ações com Cães por meio das redes sociais. Em uma homenagem, os policiais destacaram a trajetória da cadela, lembrando seu desempenho em operações, a eficiência nas apreensões e o vínculo criado com a equipe.
Na publicação, o BAC ressaltou a coragem de Sindy durante o tratamento e afirmou que ela “tombou em combate”, destacando que seu legado permanecerá na história da unidade.
O batalhão também agradeceu o trabalho dos médicos veterinários e dos policiais envolvidos no atendimento e acompanhamento da cadela durante todo o período de internação, reconhecendo o empenho da equipe na tentativa de salvar o animal.
